Pular para o conteúdo

A história por trás dos apelidos Evergreen State e Emerald City

O Estado Sempre Verde

O estado ganhou o apelido de “O Estado Sempre Verde” (Evergreen State) devido à sua exuberante vegetação e folhagem abundante. O clima temperado da cidade, com invernos amenos e muita chuva (Mas será que é muita mesmo? Ah, isso é post pra outra hora!) , permite que árvores perenes, como os abetos-de-douglas e os cedros-vermelhos-do-oeste, prosperem o ano todo, dando à paisagem um tom verde perpétuo.

O curioso é que isso foi até assunto na câmara. Um deputado queria oficialmente,por lei, fazer o apelido de Seattle ser Evergreen City. O problema, é que não há nada cientificamente e estudos que suportem o pedido, já que nem Seattle nem o estado de Washigton são os lugares mais verdes do país. 

A cidade esmeralda

Enquanto “A Cidade Esmeralda” (Emerald City) é frequentemente associada à terra fictícia de Oz, é também um apelido para Seattle. A associação da cidade com as esmeraldas provém de seus arredores deslumbrantemente verdes, graças à sua proximidade com o Oceano Pacífico e aos muitos parques e florestas que adornam a região.

Mas, Seattle nem sempre foi chamada de Cidade Esmeralda. De acordo com HistoryLink.org, as origens do termo vêm de um concurso realizado pelo Convention and Visitors Bureau em 1981. Em 1982, o nome Emerald City foi selecionado nas inscrições do concurso como o novo apelido para Seattle. Antes disso, Seattle tinha alguns outros apelidos comuns, incluindo a Cidade Rainha do Noroeste Pacífico e a Porta de entrada para o Alasca – nenhum dos quais funciona tão bem em um folheto de marketing! A Cidade Esmeralda também é frequentemente chamada de Rain City (adivinhe por quê!), a Capital Mundial do Café e Jet City, já que a Boeing está sediada na área. Não é incomum ver esses nomes pela cidade em empresas ou usados casualmente aqui e ali.

Imagem: La Vue Atypique – TIA INTERNATIONAL PHOTOGRAPHY

É possível ver as áreas verdes de Seattle mesmo se vir pela I-5 e até do lado norte. Nos subúrbios próximo de Seattle, você nota mais ainda a presença de áreas verdes como em Issaquah, por exemplo.  Mesmo no coração da cidade, não há escassez de vegetação, incluindo florestas completas – o Discovery Park, que fica no pacato bairro de Magnólia. Seattle é verde praticamente o ano todo devido a esses onipresentes perenes, mas também devido às muitas outras árvores, arbustos, samambaias, musgos (muitos musgos!) praticamente em todas as superfícies, e até mesmo às flores silvestres que proliferam no Noroeste e prosperam em todas as estações.

Os visitantes até se surpreendem ao saber que o verão é geralmente a época menos verde do ano. A famosa chuva de Seattle geralmente aparece de setembro até o outono e o inverno. Durante o verão, geralmente não chove tanto. Fica bem seco e infelizmente temos até muitas queimadas.

Em alguns anos, como esse de 2023, há surpreendentemente pouca umidade e não é incomum ver as gramas secas e sem cor por meses. Aqui na cidade de Seattle a maioria das pessoas são bem conscientes em relação ao meio ambiente e optam por gramados secos em vez de regá-los todo dia, despediçando água (eu sou uma delas, já preciso me prearar pra replantar as sementes de grama no meu quintal!). 

E aí, gostou desse post? Se prepara que tem muito mais posts legal vindo por ai! 

Escrito por:

Author
Paraibana e Brasileira vivendo em Seattle desde 2019, sempre guiada pelo desejo de ajudar. Criar o Seattle Pra Brasileiros foi a minha forma de retribuir e fortalecer a nossa comunidade, conectando pessoas, compartilhando informações e trazendo um pedacinho do Brasil para quem vive ou visita a região.

Escrito por:

compartilhe nas redes:

plugins premium WordPress