Groundhog Day
O Dia da Marmota é uma tradição que tem suas raízes na cultura popular norte-americana. Celebrado em 2 de fevereiro de cada ano, o evento ficou famoso principalmente devido ao filme “Feitiço do Tempo” (Groundhog Day, em inglês), lançado em 1993 e estrelado por Bill Murray.
A tradição surgiu a partir da crença de que, nesse dia, a marmota (também conhecida como “groundhog” em inglês) sai de sua toca após o inverno e, se ela vir sua própria sombra, devido ao sol, recuará para a toca, indicando que o inverno persistirá por mais seis semanas. Se não vir sua sombra, permanecerá fora da toca, sugerindo que o inverno acabará em breve e a primavera está próxima.
Embora tenha suas raízes em tradições europeias antigas, o Dia da Marmota se tornou uma festividade popular na América do Norte, celebrada com eventos públicos, previsões meteorológicas improvisadas por marmotas locais e uma atmosfera festiva.
Apesar de ser mais conhecido nos Estados Unidos e no Canadá, o Dia da Marmota também conquistou interesse em outras partes do mundo, tornando-se um fenômeno cultural que transcende fronteiras.
Neste ano de 2024, Punxsutawney Phil (a marmotinha) não viu sua sombra em uma cerimônia na manhã de sexta-feira em Gobbler’s Knob, na Pensilvânia. De acordo com a tradição, isso significa que ele está prevendo uma primavera antecipada.
Antes do anúncio de sexta-feira, o presidente do Punxsutawney Groundhog Club, Tom Dunkel, disse à multidão que uma bengala que ele segurava lhe dava o poder de falar “Groundhog-ese”.
Dunkel disse que Phil lhe diria qual dos dois pergaminhos usar para fazer sua previsão do tempo.
Sob a direção de Dunkel, a multidão ajudou a animar a marmota com repetidos cânticos de “Phil!” antes que um membro do clube retirasse a marmota de um tronco no palco e a levantasse.
Dunkel e outros membros do clube se inclinaram sobre o tronco antes de anunciar que tinham uma decisão.
O vice-presidente Dan McGinley leu a decisão, escrita em verso, do pergaminho escolhido e anunciou: “Boas notícias neste Dia da Marmota e a primavera está a caminho”.
A última vez que Phil previu uma primavera antecipada foi em 2020. As previsões de 2021, 2022 e 2023 previram mais seis semanas de inverno.
Veja o vídeo: